segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Para que serve a erva cideira?

Erva-Cidreira

Nome científico

Melissa officinalis

Características

Planta subarbustiva, rizomatosa e vivaz. Seu crescimento é variável conforme às condições de solo e luminosidade, mas varia entre 30 a 60cm de altura e 40 a 60cm de diâmetro de moita. O caule dispõem-se em tufo, ramificado a partir da base, de secção quadrangular, ereto. Folhas grandes, opostas, ovais, lanceoladas pecioladas, verde-claras, carenado-serreadas, nervuras salientes, reticulada dorsalmente. As folhas são de um verde intenso na face ventral e verde-claras na face dorsal. As flores são brancas.

Uso doméstico

Aromatizante em culinária (saladas de hortaliças e frutas, omelete e molhos) e no preparo de licores.Serve ainda como tempero de frutos do mar ensopados, quando em pequena quantidade.

Uso medicinal

Usada no tratamento de feridas, insônia, problemas nervosos , afecções gástricas, arrotos, cãibras intestinais, debilidade geral, desmaios, cefalalgias, dores nos olhos, epilepsia, artralgia, gastralgia, odontalgias, tenesmo, diarréia de sangue, hipocondria, histerismo, icterícia, má circulação sangüínea, palpitação do coração, pericardite, paralisia, resfriado, tosse, caxumba, enxaquecas, vertigem e catarros crônicos.
Fonte: web.matrix.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário