segunda-feira, 28 de novembro de 2011


Plantas medicinais
http://www.ima.matrix.com.br/mariabene/seta1a.gif

http://www.ima.matrix.com.br/mariabene/ervacidreira2.jpg


Parte inferior do formulário
http://www.ima.matrix.com.br/mariabene/seta1.gif


 



Nome científico: Melissa officinalis
Características: Planta subarbustiva, rizomatosa e vivaz. Seu crescimento é variável conforme às condições de solo e luminosidade, mas varia entre 30 a 60cm de altura e 40 a 60cm de diâmetro de moita. O caule dispõem-se em tufo, ramificado a partir da base, de secção quadrangular, ereto. Folhas grandes, opostas, ovais, lanceoladas pecioladas, verde-claras, carenado-serreadas, nervuras salientes, reticulada dorsalmente. As folhas são de um verde intenso na face ventral e verde-claras na face dorsal. As flores são brancas.
Uso doméstico:Aromatizante em culinária (saladas de hortaliças e frutas, omelete e molhos) e no preparo de licores.Serve ainda como tempero de frutos do mar ensopados, quando em pequena quantidade.
Uso medicinal: Usada no tratamento de feridas, insônia, problemas nervosos , afecções gástricas, arrotos, cãibras intestinais, debilidade geral, desmaios, cefalalgias, dores nos olhos, epilepsia, artralgia, gastralgia, odontalgias, tenesmo, diarréia de sangue, hipocondria, histerismo, icterícia, má circulação sangüínea, palpitação do coração, pericardite, paralisia, resfriado, tosse, caxumba, enxaquecas, vertigem  e catarros crônicos.

§      Nome cientifico da planta?
R.melissa offcinalis.
§      Nome popularmente conhecido?
R.erva cideira.
·      Ela serve pra que?
R.varias coisas,mais o q e bom mesmo e para calmante.
·      Como se faz o chá?
R.o cha e feito de vários modos ele pode ser feito do jeito q você  prefere mais com  recomendações do medico.

Tudo sobre a erva cideira
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Erva-cidreira (desambiguação).
Erva-cidreira (Melissa officinalis), é uma planta perene herbácea da família da menta e da hortelã e do boldo (Lamiaceae), nativa da Europa meridional. O seu sabor e aroma característicos, frutado, de limão, principalmente nas folhas, deriva do seu óleo essencial do grupo dos terpenos (principalmente monoterpenos: carvacrol, p-cimeno, citral - geraniol e nerol - cânfora, etc). É também designada de melissa.
As folhas são maiores e mais claras que as da hortelã, ovadas a romboidais ou oblongas e com a margem crenada.
Floresce no final do Verão. As flores são de pequenas dimensões, de cor esbranquiçada ou róseas e atraem especialmente as abelhas, como se indica já no nome do seu género botânico (Melissa provém do grego e significa "abelha"). Nas regiões temperadas, os caules secam durante o Inverno, voltando a reverdecer na primavera. Os frutos são aquénios oblongos, de cor parda e lisos.
É uma planta muito utilizada na medicina tradicional, como erva aromática e em aromaterapia. É utilizada como antiespasmódica, antinevrálgica e como calmante. Acredita-se que ajude a conciliar o sono.
A Melissa officinalis é largamente confundida com a popularmente chamada erva cidreira de folha (Lippia alba), que possui flores lilases e amareladas em logos galhos quebradiços, mas que não possui as mesmas propriedades medicinais que a Melissa officinalis.



As folhas da erva-cidreira esmagadas, quando esfregadas na pele, são usadas como repelente de mosquitos. Erva-cidreira também tem uso medicinal em chás ou na forma de extrato. Acredita-se que a erva-cidreira tenha propriedades antibacterianas e antivirais. Ela também é usada como agente calmante e sedativo leve. 
Um estudo encontrou resultados preliminares indicando que erva-cidreira poderia reduzir o estresse. Já as propriedades antibacterianas da erva-cidreira foram demonstradas cientificamente, embora sejam menos potentes que várias outras plantas. O óleo essencial da erva-cidreira é bastante popular na aromaterapia.



Erva-Cidreira

Nome científico

Melissa officinalis

Características

Planta subarbustiva, rizomatosa e vivaz. Seu crescimento é variável conforme às condições de solo e luminosidade, mas varia entre 30 a 60cm de altura e 40 a 60cm de diâmetro de moita.
O caule dispõem-se em tufo, ramificado a partir da base, de secção quadrangular, ereto. Folhas grandes, opostas, ovais, lanceoladas pecioladas, verde-claras, carenado-serreadas, nervuras salientes, reticulada dorsalmente.
As folhas são de um verde intenso na face ventral e verde-claras na face dorsal. As flores são brancas.

Uso doméstico

Aromatizante em culinária (saladas de hortaliças e frutas, omelete e molhos) e no preparo de licores.Serve ainda como tempero de frutos do mar ensopados, quando em pequena quantidade.

Uso medicinal

Usada no tratamento de feridas, insônia, problemas nervosos , afecções gástricas, arrotos, cãibras intestinais, debilidade geral, desmaios, cefalalgias, dores nos olhos, epilepsia, artralgia, gastralgia, odontalgias, tenesmo, diarréia de sangue, hipocondria, histerismo, icterícia, má circulação sangüínea, palpitação do coração, pericardite, paralisia, resfriado, tosse, caxumba, enxaquecas, vertigem e catarros crônicos.
Fonte: web.matrix.com.br
Erva-Cidreira
Erva-cidreira (Melissa officinalis), é uma planta perene herbácea da família da menta e da hortelã (Lamiaceae), nativa da Europa meridional.
O seu sabor característico, principalmente nas folhas, deriva do seu óleo essencial do grupo dos terpenos (principalmente monoterpenos: carvacrol, p-cimeno, citral geraniol e nerol - cânfora, etc).
É também designada de citronela e melissa.
As folhas são maiores e mais claras que as da hortelã, ovadas a romboidais ou oblongas e com a margem crenada.
Erva-Cidreira
Erva-Cidreira

Classificação científica

Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Lamiales
Família: Lamiaceae
Género: Melissa
Espécie: officinalis
Nomenclatura binomial
Melissa officinalis
Linnaeus
Floresce no final do Verão. As flores são de pequenas dimensões, de cor esbranquiçada ou róseas a traem especialmente as abelhas, como se verifica já no nome do seu género botânico (Melissa provém do grego e significa "abelha").
Nas regiões temperadas, os caules secam durante o Inverno, voltando a reverdecer na primavera. Os frutos são aquénios oblongos, de cor parda e lisos.
É uma planta muito utilizada na medicina tradicional, como erva aromática e em aromaterapia. É utilizada como antiespasmódica, antinevrálgica e como calmante. Acredita-se que ajude a conciliar o sono.
Fonte: pt.wikipedia.org








Como planta essa planta
Antes da semeadura é necessário criar condições favoráveis para a germinação de sementes e desenvolvimento das plantas. Durante a germinação da semente o embrião respira pesadamente. Seed também precisam de umidade e calor suficientes. Daí, a necessidade de semear no soft, solo úmido.
Durante a germinação do embrião passa estoque de sementes de nutrientes. Quando a planta jovem começa a se alimentar a si próprios, suas raízes absorvem os nutrientes do solo. Um bom adubo orgânico para plantas hortícolas é um sypets húmus ou composto. As cinzas de madeira também melhora a fertilidade do solo. Você pode aplicar e feitos especialmente fertilizantes minerais - grânulos.
Os fertilizantes orgânicos e minerais podem ser feitas em conjunto. Se os fertilizantes são aplicados durante o plantio, eles jogaram no fundo dos sulcos, polvilhado uma fina camada de solo, então semear
Dug na seção de outono da primavera cuidadosamente tratados ancinho de metal com dentes grossos. plantas daninhas perenes (grama sofá, semear campo, o cardo de trepadeira) é escolhido e levado do local.




Erva-Cidreira - Melissa officinalisA Erva-Cidreira (Melissa officinalis) é uma planta medicinal também conhecida como Melissa, Melissa-Romana, Melissa-Verdadeira, Salva-do-Brasil, Salva-Brasileira, Bálsamo-de-Abelha, Bálsamo-Doce, Bálsamo-de-Limão, dentre outros nomes populares. Pertence a família Lamiaceae.
Usos Tradicionais: ansiedade, catapora, caxumba, cólica, demência, depressão, dismenorréia, dor de cabeça, eczema, enxaquecas, epilepsia, febre, flatulência, gripe, herpes, hipertensão, hipocondria, histeria, insônia, náuseas, nervosismo, resfriados, taquicardia, vertigem.
Propriedades Medicinais: anódino, antibacteriano, antiespasmódico, anti-histamínicos, antimicrobiano, anti-séptico, antivirótico, calmante, carminativo, diaforético, digestivo, emenagogo, febrífugo, hipotenso, lactagogo, nervino, rejuvenescedor, sedativo, sudorífero, tônico digestivo, tônico estomacal.
Para Que Serve a Erva-Cidreira?
A Erva-Cidreira é um hipotenso moderado. Boa para diminuir palpitações do coração devido a tensão. Estudos alemães constataram que o óleo essencial da planta atua na parte do cérebro que controle o sistema nervoso autônomo e protege o cérebro de estímulos externos excessivos. O chá da Erva-Cidreira relaxa o sistema nervoso, induzindo a pessoa ao sono. Também é usado para epilepsia, perturbações nervosas, insônia, desmaios, histeria, enxaqueca, hipocondria e vertigem. O chá de Erva-Cidreira, ao mesmo tampo que traz benefícios para o sistema nervoso, também possui propriedades medicinais carminativas que beneficiam o sistema digestivo, combatendo vários disturbios intestinais, como flatulência (gases intestinais) e cólicas.
A Erva-Cidreira tem um efeito tônico sobre o coração e o sistema circulatório, causando uma leve vasodilatação dos vasos periféricos, atuando assim para reduzir a pressão sanguínea. O chá de Erva-Cidreira, assim como seu óleo essencial, podem beneficiar pacientes com ansiedade e depressão, vez que os óleos voláteis na planta (particularmente o citronelal) têm um efeito sedativo, mesmo em concentrações mínimas. Um estudo duplo-cego com cerca de vinte pacientes com insônia comparou os benefícios de 0,125 miligramas do sedativo Triazolam (Halcion) contra placebo e uma combinação de Valeriana (Valeriana officinalis) e Erva-Cidreira (Melissa officinalis). A combinação de ervas foi considerada tão eficaz quanto a droga.
Acredita-se que os taninos e outros extratos fitoquímicos da Erva-Cidreira são recomendados para combater os vírus da caxumba e herpes. Na medicina alternativa, é usada em compressas para inchaços como gota e febre. Aplicada a eczema e dores de cabeça. A Erva-Cidreira é usada em máscaras faciais e loções de beleza. É elemento presente na Aqua Mirabilis (Água milagrosa) e na Água Carmelita, uma mistura de água, álcool e óleos essencial, que inclui a Melissa officinalis e Angelica. Versões modernas da Água Carmelita ainda são vendidas na Europa. Usada como erva de banho, óleo de massagem e perfume. A Erva-Cidreira é composta de óleos voláteis (citral, citronelal, acetato de eugenol, geraniol e outros componentes), princípio amargo, resina, polifenóis, taninos, flavonóides, ácido succínico, ácido rosmarínico e triterpenoides.
O Uso da Erva-Cidreira na Culinária
Na culinária, a Erva-Cidreira é utilizada em carnes, saladas, marindas, verudras, geléias, pudins, guarnições, vinagres, licores (Beneditino e Chartreuse). As folhas secas não são consideradas tão saborosas quanto frescas.
Como Fazer o Chá de Erva-Cidreira
Para preparar o chá de Erva-Cidreira, as folhas verdes frescas verdes devem ser colocadas em forma de infusão em água. A variação de quantidade de folhas para cada 1 litro de água pode variar de acordo com o gosto e necessidade de cada pessoa, vez que quanto mais concentrado (de folhas) for o chá, maior será seu efeito sedativo. Para um chá mais fraco, cerca de 20 gramas por litro é suficiente, já para um chá de Erva-Cidreira com efeitos sedantes mais acentuados, cerca de 50 a 60g de folhas são suficientes. Pode ser tomado de 2 a 4 xícaras de chá por dia.
Efeitos Colaterais e Contra-Indicações
A Erva-Cidreira é considerada segura, inclusive para crianças, mas pode abaixar a função tiróide, o que pode ser benéfico para algumas pessoas, mas pode prejudicar outras.
História e Curiosidades
Melissa é derivado do grego e significa “mel de abelha”, vez que é a flor favorita das abelhas. Esta erva era sagrada no templo de Diana. O óleo essencial da Erva-Cidreira é de cor amarelo-pálida, com um leve aroma de limão fresco. O custo do óleo essencial da Melissa officinalis é bastante elevado, vez que pode ser necessário até sete toneladas da planta para extrair apenas um litro de óleo essencial puro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário