quinta-feira, 24 de novembro de 2011

tudo sobre erva cidreira


A Erva-Cidreira (Melissa officinalis) é uma planta medicinal também conhecida como Melissa, Melissa-Romana, Melissa-Verdadeira, Salva-do-Brasil, Salva-Brasileira, Bálsamo-de-Abelha, Bálsamo-Doce, Bálsamo-de-Limão, dentre outros nomes populares. Pertence a família Lamiaceae.
Usos Tradicionais: ansiedade, catapora, caxumba, cólica, demência, depressão, dismenorréia, dor de cabeça, eczema, enxaquecas, epilepsia, febre, flatulência, gripe, herpes, hipertensão, hipocondria, histeria, insônia, náuseas, nervosismo, resfriados, taquicardia, vertigem.
Propriedades Medicinais: anódino, antibacteriano, antiespasmódico, anti-histamínicos, antimicrobiano, anti-séptico, antivirótico, calmante, carminativo, diaforético, digestivo, emenagogo, febrífugo, hipotenso, lactagogo, nervino, rejuvenescedor, sedativo, sudorífero, tônico digestivo, tônico estomacal.
Para Que Serve a Erva-Cidreira?
A Erva-Cidreira é um hipotenso moderado. Boa para diminuir palpitações do coração devido a tensão. Estudos alemães constataram que o óleo essencial da planta atua na parte do cérebro que controle o sistema nervoso autônomo e protege o cérebro de estímulos externos excessivos. O chá da Erva-Cidreira relaxa o sistema nervoso, induzindo a pessoa ao sono. Também é usado para epilepsia, perturbações nervosas, insônia, desmaios, histeria, enxaqueca, hipocondria e vertigem. O chá de Erva-Cidreira, ao mesmo tampo que traz benefícios para o sistema nervoso, também possui propriedades medicinais carminativas que beneficiam o sistema digestivo, combatendo vários disturbios intestinais, como flatulência (gases intestinais) e cólicas.
A Erva-Cidreira tem um efeito tônico sobre o coração e o sistema circulatório, causando uma leve vasodilatação dos vasos periféricos, atuando assim para reduzir a pressão sanguínea. O chá de Erva-Cidreira, assim como seu óleo essencial, podem beneficiar pacientes com ansiedade e depressão, vez que os óleos voláteis na planta (particularmente o citronelal) têm um efeito sedativo, mesmo em concentrações mínimas. Um estudo duplo-cego com cerca de vinte pacientes com insônia comparou os benefícios de 0,125 miligramas do sedativo Triazolam (Halcion) contra placebo e uma combinação de Valeriana (Valeriana officinalis) e Erva-Cidreira (Melissa officinalis). A combinação de ervas foi considerada tão eficaz quanto a droga.
Acredita-se que os taninos e outros extratos fitoquímicos da Erva-Cidreira são recomendados para combater os vírus da caxumba e herpes. Na medicina alternativa, é usada em compressas para inchaços como gota e febre. Aplicada a eczema e dores de cabeça. A Erva-Cidreira é usada em máscaras faciais e loções de beleza. É elemento presente na Aqua Mirabilis (Água milagrosa) e na Água Carmelita, uma mistura de água, álcool e óleos essencial, que inclui a Melissa officinalis e Angelica. Versões modernas da Água Carmelita ainda são vendidas na Europa. Usada como erva de banho, óleo de massagem e perfume. A Erva-Cidreira é composta de óleos voláteis (citral, citronelal, acetato de eugenol, geraniol e outros componentes), princípio amargo, resina, polifenóis, taninos, flavonóides, ácido succínico, ácido rosmarínico e triterpenoides.
O Uso da Erva-Cidreira na Culinária
Na culinária, a Erva-Cidreira é utilizada em carnes, saladas, marindas, verudras, geléias, pudins, guarnições, vinagres, licores (Beneditino e Chartreuse). As folhas secas não são consideradas tão saborosas quanto frescas.
Como Fazer o Chá de Erva-Cidreira
Para preparar o chá de Erva-Cidreira, as folhas verdes frescas verdes devem ser colocadas em forma de infusão em água. A variação de quantidade de folhas para cada 1 litro de água pode variar de acordo com o gosto e necessidade de cada pessoa, vez que quanto mais concentrado (de folhas) for o chá, maior será seu efeito sedativo. Para um chá mais fraco, cerca de 20 gramas por litro é suficiente, já para um chá de Erva-Cidreira com efeitos sedantes mais acentuados, cerca de 50 a 60g de folhas são suficientes. Pode ser tomado de 2 a 4 xícaras de chá por dia.
Efeitos Colaterais e Contra-Indicações
A Erva-Cidreira é considerada segura, inclusive para crianças, mas pode abaixar a função tiróide, o que pode ser benéfico para algumas pessoas, mas pode prejudicar outras.
História e Curiosidades
Melissa é derivado do grego e significa “mel de abelha”, vez que é a flor favorita das abelhas. Esta erva era sagrada no templo de Diana. O óleo essencial da Erva-Cidreira é de cor amarelo-pálida, com um leve aroma de limão fresco. O custo do óleo essencial da Melissa officinalis é bastante elevado, vez que pode ser necessário até sete toneladas da planta para extrair apenas um litro de óleo essencial puro.

2 comentários: